quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Evite a celulite

Entra tratamento, sai tratamento e o pesadelo de dez em cada dez mulheres continua assombrando na vida real. Ele tem nome e sobrenome - Lipodistrofia Ginóide - e, nada tímido, ataca o que a mulher tem de mais sensual: bumbum, pernas, abdômen (e até os braços!), deixando a pele ondulada, com aquele aspecto desagradável de casca de laranja, ou, pior, com ares de queijo suíço, cheia de furinhos. Dá arrepio só de pensar, não é? Mas, calma, todo mal pode ser evitado e até mesmo ela, a temida celulite, pode ser jogada para escanteio com um bom time de defesa.

Como o próprio nome sugere, a celulite é uma inflamação das células gordurosas (adipócitos), que vão ficando inchadas devido ao acúmulo do excesso de gordura no organismo. Aumentado, o tecido gorduroso comprime as veias e vasos linfáticos, gerando um edema que avoluma ainda mais esse tecido, prejudicando a circulação. Assim, os diferentes estágios de celulite vão aparecendo.

Cerca de 90% das mulheres convive com esse tormento chamado celulite. Ela é agravada pela má alimentação, pela ingestão insuficiente de líquidos, pelo intestino preso, pelo sedentarismo, pelo fumo e também está ligada diretamente à hereditariedade. Como se não bastasse, as mulheres contam, ainda, com outro facilitador: os hormônios femininos, principalmente o estrogênio. Eles dirigem a gordura para regiões como o quadril e alteram as paredes das micro veias, afetando a circulação.

Como vemos, a celulite é um ciclo vicioso que, se não interrompido, tende a piorar. Portanto, mais importante do que tratar é prevenir. É assim com tudo na vida, não é mesmo? E é muito mais simples do que parece. Basta um pouco de disciplina e, bom, chega de conversa. Mãos à obra!

Dieta anticelulite

O consumo exagerado de doces, refrigerantes e gorduras (frituras, salgadinhos industrializados, óleos poliinsaturados, como os de soja, girassol, milho e arroz, margarina, manteiga, creme de leite, maionese, etc) favorece o acúmulo de gordura subcutânea e, assim, o aparecimento da celulite. Mas não é apenas isso que a gente deve fazer para se livrar, de vez, desse mal!

É preciso tomar cuidado com o sal, o excesso prejudica a eliminação de toxinas, provocando retenção de líquidos e inchaço. Alimentos embutidos também devem ser evitados.

E importante: beber água! O líquido tem extrema importância para limpar o organismo e mantê-lo hidratado. Com oito copos comuns de 250 ml de água por dia, você consegue ingerir dois litros de água e ajuda seu corpo a funcionar melhor em todos os aspectos.

Consuma carboidratos integrais e não poupe nas verduras, frutas e legumes. Aumente o consumo de carnes magras, que ajudam na formação dos músculos, e não se esqueça de o organismo precisa estar em equilíbrio para funcionar bem: faça exercícios físicos para queimar gordura e ganhar mais massa magra. Mais uma dica: a aveia é rica em silício, que ajuda a reorganizar as fibras de sustentação da pele e previne a formação da celulite.

Pensando nisso, o Bem Leve desenvolveu uma dieta especial para você dar adeus aos furinhos. Confira!

Fonte: msn Mulher

2 comentários:

  1. Celulite é uma loucura né? Tenho uma amiga que nem vai à praia por causa de celulite... Realmente acho que a alimentação deve ajudar bastante, até pq o nosso corpo é uma tradução do que a gente come e do nosso modo de vida né? Só não sabia que o sal era um dos problemas!
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Aiii menina, nem fale, celulite e estria são o pesadelo de qualquer uma! Adoreeiii e vou seguir as dicas! Obrigadaa e beijinhos**

    ResponderExcluir

Comente sobre está dica.